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SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: Reflexos no Ambiente Escolar para Profissionais da Educação Municipal

Apresentação

Considerando que as equipes diretivas são o elo de ligação do Poder Executivo com a Comunidade Escolar, necessitando de amplo conhecimento não apenas da área pedagógica, mas também nos setores jurídico e contábil, o presente treinamento tem por objetivo oportunizar a estes gestores escolares noções nos aspectos administrativos e quadro de pessoal.

Além desse conhecimento, o gestor escolar necessita compreender o processo de liderança, o que exige a autoconsciência de que nesta nova etapa o trabalho, empenho e esforço voltado para o outro será indispensável para o próprio sucesso. Assim, a DPM Educação apresenta esta formação com profissionais da área jurídica e da psicologia para qualificar ainda mais a educação em âmbito municipal.

Público-Alvo

Secretários/Dirigentes Municipais de Educação, equipes da Secretaria de Educação, membros das equipes diretivas das escolas públicas municipais: diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e demais servidores envolvidos, direta ou indiretamente, com as questões relacionadas ao funcionamento das escolas municipais.

Data / Horário

14 de março de 2024: das 09h às 12h e das 13h às 17h.

15 de março de 2024: das 09h às 13h.

Local

Auditório da DPM Educação

Av. Pernambuco, 1001-térreo

Navegantes, Porto Alegre/RS.

Carga horária

Total:13 horas.

Professor

Dr. Vitor Torres, Médico Psiquiatra

CRM 41601/RQE 38290

PhD em Bioquímica (UFRGS)

Pós-Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS)

Professor de Neurociências na especialização em Psiquiatria (CCYM)

Programação

1.    Síndrome de Bornout: na sala de aula.

1.1 Principais características e correlação sobre esgotamento emocional.

1.2 Identificar as características principais dos transtornos mentais e sua prevalência.

1.3 Definição dos transtornos mentais e comportamentais.

1.4 Breve histórico e evolução do entendimento em saúde mental no Brasil.

1.5 Prevalência e impacto no desempenho profissional.

 

2.    Reduzindo o peso do trabalho.

2.1 Apresentar as principais características do ciclo casa-trabalho.

2.2 Discutir o papel dos profissionais que compõem o sistema educacional municipal.

2.3 Sintomas e comportamentos comuns em profissionais da rede educacional.

2.4 Abordagem das diferenças individuais.

 

3.    Introdução Geral: Saúde Mental na Infância e adolescência.

3.1 Definição dos transtornos mentais e comportamentais.

3.2 Breve histórico e evolução do entendimento em saúde mental no brasil.

3.4 Prevalência e impacto na sociedade.

3.5 Abordagem das diferenças individuais.

 

4.    Genética ou Ambiente: Modelo bioposicossocial.

4.1 Apresentar a correlação entre Genética e Ambiente no contexto de saúde mental e sua relevância na infância e adolescência

4.2 Modelo Biopsicossocial.

4.3 Definição dos transtornos mentais e comportamentais.

4.4 Importância do diagnóstico precoce.

 

5.    Depressão na Infância e adolescência

5.1 Identificar as características principais da depressão na infância e adolescência.

5.2 Explorar estratégias de intervenção e apoio para crianças e adolescentes.

5.3 Variedade de sintomas e comportamentos comuns na infância.

5.4 Sinais de alerta para pais e cuidadores.

 

6.   Ansiedade na Infância e adolescência

6.1 Apresentar o conceito de ansiedade e sua relevância na infância e adolescência

6.2 Características da ansiedade na infância e adolescência.

6.3 Abordagens comuns na infância.

6.4 O papel da rede de apoio na detecção e encaminhamento.

 

7.   Transtorno do Espectro Autista (TEA)

7.1 Introduzir os conceitos fundamentais relacionados ao TEA.

7.2 Explorar as características do TEA.

7.3 Breve histórico e evolução do entendimento do TEA.

7.4 Variedade de sintomas e comportamentos comuns no TEA.

7.5 Inclusão escolar e social.

7.6 Recursos disponíveis para o suporte a pessoas com TEA.

 

8.    Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)

8.1 Apresentar uma compreensão do TDAH e sua relevância.

8.2 Identificar e explorar estratégias de apoio e intervenção.

8.3 Prevalência e impacto nas crianças, famílias e sociedade.

8.4 Diagnóstico e abordagem multidisciplinar.

 

9.    Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

9.1 Conceitos básicos sobre Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)

9.2 Identificar as características principais do TOD.

9.3 Mecanismos de intervenção e apoio para crianças e adolescentes com TOD.

9.4 Identificação dos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento do TOD.

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