
Conheça mais nosso curso:
SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: Aspectos peculiares na abordagem pela Rede de Proteção
Apresentação
A Rede de Proteção, enquanto conjunto articulado de instituições/áreas governamentais e não governamentais tem papel fundamental na garantia dos direitos da criança e do adolescente, através da definição de estratégias para a prevenção, atendimento e fomento de políticas públicas, especialmente para aqueles em situação de vulnerabilidades e riscos sociais.
Para tanto, o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a necessidade de que a Rede de Proteção, formada por Profissionais de Saúde, Educação e Assistência Social, Conselho Tutelar e demais agentes que atuam na promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente se capacitem constantemente.
O objetivo do curso é capacitar esses profissionais para prevenção, identificação e definição de estratégias de intervenção em situações de risco e violação dos direitos de crianças e adolescentes; reconhecer as características dos principais transtornos relacionados à saúde mental na infância e adolescência; orientar quanto a aspectos jurídicos relacionados ao ECA (Estatuto da Criança e Adolescência).
Público-Alvo
Conselheiros tutelar titulares e suplentes, bem como candidatos ao Conselho Tutelar, integrantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Profissionais de Saúde, servidores das áreas da Assistência Social, Educação, Saúde e demais agentes públicos envolvidos, direta ou indiretamente, na área e público em geral que queira entender a atuação da Rede de Proteção.
Data / Horário
01 de março de 2024: das 09h às 12h e das 13h às 17h.
Local
Auditório da DPM Educação
Av. Pernambuco, 1001-térreo
Navegantes, Porto Alegre/RS.
Carga horária
Total: 8 horas.
Professores
Dra. Silvia Pereira dos Santos Gräf
Advogada, Especialista em Direito Público, Consultora Jurídica da Borba, Pause & Perin Advogados e Professora da DPM Educação.
Dr Vitor Torres, Médico Psiquiatra
CRM 41601/RQE 38290
PhD em Bioquímica (UFRGS)
Pós-Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS)
Professor de Neurociências na especialização em Psiquiatria (CCYM)
Programação
1. Introdução Geral: Saúde Mental na Infância e adolescência
1.1 Objetivos da Aula: Introdução sobre saúde mental.
1.2 Definição dos transtornos mentais e comportamentais.
1.3 Breve histórico e evolução do entendimento em saúde mental no brasil.
1.4 Prevalência e impacto na sociedade.
1.5 Discutir o papel da rede de apoio no atendimento.
2. Depressão na Infância e adolescência
2.1 Identificar as características principais da depressão na infância e adolescência.
3.2 Explorar estratégias de intervenção e apoio para crianças e adolescentes.
3.3 Variedade de sintomas e comportamentos comuns na infância.
3.4 Sinais de alerta para pais e cuidadores.
3. Ansiedade na Infância e adolescência
3.1 Apresentar o conceito de ansiedade e sua relevância na infância e adolescência
3.2 Características da ansiedade na infância e adolescência.
3.3 Abordagens comuns na infância.
3.4 O papel da rede de apoio na detecção e encaminhamento.
4. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
4.1 Introduzir os conceitos fundamentais relacionados ao TEA.
4.2 Explorar as características do TEA.
4.3 Breve histórico e evolução do entendimento do TEA.
4.4 Variedade de sintomas e comportamentos comuns no TEA.
4.5 Inclusão escolar e social.
4.6 Recursos disponíveis para o suporte a pessoas com TEA.
5. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
5.1 Apresentar uma compreensão do TDAH e sua relevância.
5.2 Identificar e explorar estratégias de apoio e intervenção.
5.3 Prevalência e impacto nas crianças, famílias e sociedade.
5.4 Diagnóstico e abordagem multidisciplinar.
6. Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
6.1 Conceitos básicos sobre Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
6.2 Identificar as características principais do TOD.
6.3 Mecanismos de intervenção e apoio para crianças e adolescentes com TOD.
6.4 Identificação dos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento do TOD.