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SAÚDE MENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA: Reflexos no Ambiente Escolar para Profissionais da Educação Municipal
Apresentação
Considerando que as equipes diretivas são o elo de ligação do Poder Executivo com a Comunidade Escolar, necessitando de amplo conhecimento não apenas da área pedagógica, mas também nos setores jurídico e contábil, o presente treinamento tem por objetivo oportunizar a estes gestores escolares noções nos aspectos administrativos e quadro de pessoal.
Além desse conhecimento, o gestor escolar necessita compreender o processo de liderança, o que exige a autoconsciência de que nesta nova etapa o trabalho, empenho e esforço voltado para o outro será indispensável para o próprio sucesso. Assim, a DPM Educação apresenta esta formação com profissionais da área jurídica e da psicologia para qualificar ainda mais a educação em âmbito municipal.
Público-Alvo
Secretários/Dirigentes Municipais de Educação, equipes da Secretaria de Educação, membros das equipes diretivas das escolas públicas municipais: diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e demais servidores envolvidos, direta ou indiretamente, com as questões relacionadas ao funcionamento das escolas municipais.
Data / Horário
14 de março de 2024: das 09h às 12h e das 13h às 17h.
15 de março de 2024: das 09h às 13h.
Local
Auditório da DPM Educação
Av. Pernambuco, 1001-térreo
Navegantes, Porto Alegre/RS.
Carga horária
Total:13 horas.
Professor
Dr. Vitor Torres, Médico Psiquiatra
CRM 41601/RQE 38290
PhD em Bioquímica (UFRGS)
Pós-Doutorado em Educação em Ciências (UFRGS)
Professor de Neurociências na especialização em Psiquiatria (CCYM)
Programação
1. Síndrome de Bornout: na sala de aula.
1.1 Principais características e correlação sobre esgotamento emocional.
1.2 Identificar as características principais dos transtornos mentais e sua prevalência.
1.3 Definição dos transtornos mentais e comportamentais.
1.4 Breve histórico e evolução do entendimento em saúde mental no Brasil.
1.5 Prevalência e impacto no desempenho profissional.
2. Reduzindo o peso do trabalho.
2.1 Apresentar as principais características do ciclo casa-trabalho.
2.2 Discutir o papel dos profissionais que compõem o sistema educacional municipal.
2.3 Sintomas e comportamentos comuns em profissionais da rede educacional.
2.4 Abordagem das diferenças individuais.
3. Introdução Geral: Saúde Mental na Infância e adolescência.
3.1 Definição dos transtornos mentais e comportamentais.
3.2 Breve histórico e evolução do entendimento em saúde mental no brasil.
3.4 Prevalência e impacto na sociedade.
3.5 Abordagem das diferenças individuais.
4. Genética ou Ambiente: Modelo bioposicossocial.
4.1 Apresentar a correlação entre Genética e Ambiente no contexto de saúde mental e sua relevância na infância e adolescência
4.2 Modelo Biopsicossocial.
4.3 Definição dos transtornos mentais e comportamentais.
4.4 Importância do diagnóstico precoce.
5. Depressão na Infância e adolescência
5.1 Identificar as características principais da depressão na infância e adolescência.
5.2 Explorar estratégias de intervenção e apoio para crianças e adolescentes.
5.3 Variedade de sintomas e comportamentos comuns na infância.
5.4 Sinais de alerta para pais e cuidadores.
6. Ansiedade na Infância e adolescência
6.1 Apresentar o conceito de ansiedade e sua relevância na infância e adolescência
6.2 Características da ansiedade na infância e adolescência.
6.3 Abordagens comuns na infância.
6.4 O papel da rede de apoio na detecção e encaminhamento.
7. Transtorno do Espectro Autista (TEA)
7.1 Introduzir os conceitos fundamentais relacionados ao TEA.
7.2 Explorar as características do TEA.
7.3 Breve histórico e evolução do entendimento do TEA.
7.4 Variedade de sintomas e comportamentos comuns no TEA.
7.5 Inclusão escolar e social.
7.6 Recursos disponíveis para o suporte a pessoas com TEA.
8. Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH)
8.1 Apresentar uma compreensão do TDAH e sua relevância.
8.2 Identificar e explorar estratégias de apoio e intervenção.
8.3 Prevalência e impacto nas crianças, famílias e sociedade.
8.4 Diagnóstico e abordagem multidisciplinar.
9. Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
9.1 Conceitos básicos sobre Transtorno Opositivo Desafiador (TOD)
9.2 Identificar as características principais do TOD.
9.3 Mecanismos de intervenção e apoio para crianças e adolescentes com TOD.
9.4 Identificação dos fatores de risco que contribuem para o desenvolvimento do TOD.